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Foto do escritorCatarina Varão

Conveniência

Ui, quem não adora. Um olhar mais científico sobre a palavra e percebemos, segundo o Dicionário Online da Língua Portuguesa que Conveniência é "Característica ou particularidade do que é conveniente. O que pode saciar o gosto, o conforto ou o bem-estar de uma pessoa. O que pode ser utilizado para descomplicar uma rotina; aquilo que tem utilidade. Aquilo que pode trazer vantagens para a pessoa que o utiliza: relacionamento de conveniência." Uau, ainda gostamos mais...


E hoje, Segunda-Feira muitos proferiram as palavras "que inconveniente ser dia de trabalho outra vez" ou "que conveniente seria continuar de folga" e este mind-seté muito português. Quando se gosta do que se faz, sente-se uma energia em trabalhar e atrevo-me mesmo a dizer que se trabalha por prazer, ou com prazer, pelo menos. Mas a conveniência que aqui se vai tratar é em torno da planificação. Quando lideramos uma situação e conseguimos gerir o nosso tempo, as nossas tarefas e temos presente o que está no leque das actividades e iniciativas a fazer, estaremos a gerar conveniência. Então esta equação parece mesmo simples: Planificar gera Conveniência! E já que o tema dos Business Plan e Planning tem sido tão debatido, este post acrescenta mais um pensamento, ou melhor 5 sobre a matéria, especialmente porque falamos de uma maneira pessoal sobre isso:

1) Exercício

Mexer, andar a pé, optar pelas escadas em vez do elevador. Andar ou ir de bicicleta em vez de trotinete eléctrica ou cabify. E se levarmos essa máxima bem a sério vamos fazer mesmo exercício físico. As desculpas são sempre maiores que as vontades. A concretização dessa rotina é tão importante com a concretização dos seus negócios. Se o seu corpo é quem lhe vai gerar income, aqueles 100 mil euros numa semana (que modesta) vão ser gerados por esse corpo. Não merece ele ser cuidado? Ou acha que um cavalo de corrida para ganhar não tem que ir a treinos, veterinário, passeio, etc? E sim, a máxima é mesmo mente sã num corpo sao e ainda que sejam 30 minutos diários de aceleração de ritmo cardíaco em casa, no ginásio ou ainda melhor, em outdoor, por favor canse-se!


2) Meditação

Que prática tão antiga e tão na moda dos dias de hoje. Com uma aplicação bonita ou simplesmente sentado, de olhos fechado a pensar em nada mais que a sua respiração, medite. Mas desligue=se mesmo. O nosso campo de visão e novas perspectivas surgem quando fazemos da rotina meditação.


3) Sair, viajar

Já tantas vezes tenho dito e repito/ sim e a área da boa vida mas nem por isso deve ser levada menos a sério. Estamos sempre a trabalhar a partir do momento em que nos assumimos como hoteleiros, como viajantes. Invista em dormidas em bons hotéis e refeições em restaurants de referência e inspiração. E se não consegue viajar de momento, pelo menos vá para o jardim, para as montanhas. Aquele banco de jardim existe para ser usado. Não precisa levar o livro nem o telemóvel. Pode só contemplar, abrandar, desacelarar e apreciar. Faça disso uma obrigação> abraçar árvores, estar entre a natureza. Desligado. E já que aí está sentado, pratique a gratidão. Reconheça o que tem, agradeça o que o seu corpo (e cabeça lhe dá e se quiser mais trate- a como um cavalo de corrida) e optimize o que tem em vez de querer mais, como um bom minimalista.


4) Sirva, ofereça e entregue-se

Claro que tem muito para vender e tanto por onde facturar. Mas enquanto não o conhecem ou não se posicionou ainda no target que deseja, encontre o que o seu potencial cliente aprecia e ofereça. E já que gosta de comida vegetariana, partilhe as receitas do seu staff de f & b alimentando o seu blog, actualizando o seu website.


5) Visualize a semana, o dia

Quando acordar não vá a correr para o telefone para ver emails e fazer scrollnas redes sociais. Escreva como vai ser o seu dia. Idealmente esta planificação acontece na Sexta-Feira, com a definição do que fazer em cada dia da semana seguinte. Chegando a Segunda-Feira ponha o calendário em modo "semana" para ver hora a hora o que está previsto acontecer no seu dia. Não seja muito duro consigo: 3 tarefas por dia a acumular as actividades, interrupções e tarefas que vão surgindo (um email que precisa ser respondido, uma reunião de última hora, um café que entorna na secretária e lhe queima toda a manhã em troca de roupa, etc). Não deixe que os emails ditem o que vai fazer no seu dia. A produtividade está em saber o que tem para fazer (planificação) , quanto tempo (sabe que) demora a fazer cada tarefa e a preparação para fazer cada tarefa. E claro, o "amor" no que está a fazer. Entregue-se! Se não sente que vai fazer a diferença, estará seguramente na área errada. Reveja essa dedicação.

Conveniente não? E a parte da planificação? Não há fórmulas mágicas, mas na área reservada a membros há umas ajudas interessantes sobre o tema com eBooks TH2 que vão ajudar na planificação de tarefas e gestão de tempo.

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