O F&B numa unidade hoteleira foi sempre visto como um enteado. Um produto complementar ao serviço principal, um departamento que “consumia” os recursos financeiros ganhos do departamento de alojamento.
Mas será mesmo assim?
Claro que não!
Estratégia é uma forma de pensar o futuro, integrada num processo de decisão a longo curso, articulando diferentes recursos e diferentes departamentos.
E aqui seguem 5 dicas para uma estratégia de F&B: 1) Conceito Um conceito bem definido irá ajudar a que os seus clientes (internos e externos) consigam compreender melhor o que pretende vender e qual o mercado a atingir. O que aqui se oferece? Qual a personalidade deste espaço? Somos um indiano que também serve pizzas?
2) Logótipo Um logo é mais que uma imagem para se colocar nas Redes Sociais, Cartas e Ementas, Cartões-de-visita, etc, é a imagem do que queremos ser, ontem, hoje e amanhã. Não pode ser deixado a curiosos. Coerência, singularidade e sugestão de valores devem fazer parte do logotipo.
3) Decoração O nosso espaço interior é a nossa imagem, é aquela que nos diferencia, é a que faz o cliente voltar, para além da comida, da bebida e do serviço. O ambiente. Aposte num arquiteto com visão e conhecimento que perceba as particularidades do nosso negócio e que consiga captar a energia de uma excelente Luz Natural, “esconder” os sons incomodativos dos equipamentos necessários, bem como otimizar quando os espaços são poucos.
4) Colaboradores A abordagem a este tema deve ser sensata e eficaz. Se queremos uma equipa vencedora e profissional, não basta um bom ambiente e um bom salário, é necessário acompanhamento, motivação e formação constante. Espreite os posts Inspiração, Êxitoe Não é boa pessoa, mas é um bom profissional.
5) Futuro No momento de crescimento económico e de recuperação financeira, é fácil abrir um restaurante, mas é no contra-ciclo que as dificuldades começam. Defina bem qual o seu mercado, qual o serviço, quais os fornecedores, etc, para que consiga celebrar durante muitos anos a sua presença no mercado.
Um restaurante ou um serviço de snacks num alojamento, por mais pequeno que seja tem que ser considerado com vida própria, ainda que a sua existência seja como gerador de negócio, isto é, para valorizar o alojamento. Um espaço de refeições próprio, deve ser inovador, cuidado e ser o melhor da sua espécie, com determinação e profissionalismo. Decida ser bom!
Luis Neto