Imagine que acabou de marcar as suas férias de sonho para aquele destino paradisíaco, as passagens aéreas estão compradas, o patrão deu-lhe ordem de soltura por uma semana e já quase que sente o cheiro delicioso a férias. Ah que bom que vai ser acordar com aquele pequeno almoço farto que não foi você a confecionar. Aproveitar cada momento, cada segundo não fazendo rigorosamente mais nada senão transformar oxigénio em dióxido de carbono e desfrutar o descanso. Mas no meio destes devaneios uma dúvida lhe assalta a mente e acelera os sentidos. “Qual será o hotel perfeito para a minha estadia?”. Na sua busca pelas Internets (porque hoje não fazemos nada sem as Internets) encontra o lugar ideal. Este não é longe do centro da cidade (nem do aeroporto), mas também não é assolado pela azáfama da mesma. E para o aliciar ainda mais a reservar aquele cantinho no céu, o preço é perfeito.
No entanto, quando decide ver as fotos do hotel depara-se com uma receção em tons de amarelo berrante (tão berrante que quase consegue ouvir os seus gritos histéricos através da foto no ecrã do pc) e vermelho sangue (apelando ao último filme de terror que viu e que lhe valeu insónias durante uma semana). Por alguma razão toda aquela combinação de cores deixou-o completamente indisposto, quando imaginou o hotel na sua mente este era em tons de branco e azul lembrando a paz que pretendia encontrar. Nós, enquanto seres racionais que (nem sempre) somos, dependemos em muito dos nossos sentidos para navegar o mundo e fazer sentido de toda a informação que nos chega. Um destes sentidos é a nossa visão. Já dizia a minha avó “os olhos também comem” e isto é bem verdade, o design de um hotel pode mudar completamente a forma como o cliente se sente em relação ao mesmo e até atrair pessoas com certos tipos de personalidade. Cores consideradas quentes como o laranja e vermelho evocam em nós sentimentos como, por exemplo, a paixão (não é à toa que no dia dos namorados todas as lojas se pintam de vermelho). Cores consideradas frias como o azul e o verde evocam por sua vez seriedade, confiança e frescura.
Portanto todos nós somos influenciados pelo ambiente que nos rodeia e da próxima vez que decidir escolher um hotel lembre-se dos amarelos berrantes, vermelhos sangue, azuis calmantes e brancos sem stress.
Lorrana Santos & Liliana Teles
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