“…work hard to get good, then work hard to get better…”
By, José Mourinho
Quando nos perguntam: Por onde começar? Qual a mais importante? Qual o sentido da estratégia? A importância da fidelização? Lembro-me sempre das plataformas de “avaliação” dos estabelecimentos de restauração. Porquê? Porque elas são o exemplo característico da importância da fidelização e das melhorias que a formação e uma mão-de-obra qualificada fazem o sucesso ou insucesso de um estabelecimento.
Partindo deste pressuposto, e aproveitando a oportunidade que nos deram, é importante iniciar a nossa tarefa de leitura e análise de cada uma das avaliações realizadas pelos nossos clientes.
Após esta análise, que deverá ser feita em conjunto com todos os colaboradores do estabelecimento, devemos desenhar um plano de ação de forma a melhorarmos a nossa performance, bem como as avaliações por parte dos nossos clientes.
O objectivo principal, e sem custos, será o de desenhar o caminho para fidelização do cliente.
O processo de fidelização, tal como esta indústria, nunca acaba, é um processo sem fim e durante o caminho longo, vamos avançando e recuando, vamos melhorando e alterando o plano, interessando somente no final a plena satisfação do nosso cliente, bem como a sua fidelização – tornar-se um “Fã Incondicional” do nosso espaço, estabelecimento, unidade.
Este momento pela qual passamos, permite-nos olhar para o plano em que trabalhavamos e ver as alterações que necessitamos de fazer ao mesmo.
Estamos num momento, como diriam os nossos primos anglo-saxónicos, “Caring” é a palavra de ordem. Mas esse tempo já passou e estamos agora na altura de arregaçar as mangas e planear e alterar o nosso estado. A paralisia que sentimos no início terá que desaparecer e começarmos a vender os nossos espaços. Não é insensibilidade, mas sim o despertar da força produtivida e da preservação de uma estrutura.
Porque é ele tão importante? Porque nos vai permitir segmentar, decidir para que clientes e mercado vamos trabalhar e dar o nosso melhor. Porque nos vai permitir ter ainda mais qualidade e dar mais qualidade ao nosso cliente.
Na indústria dos serviços, hoje em dia, só com qualidade e atenção ao cliente é que nos diferenciamos da concorrência.
Quais os principais benefícios da fidelização:
1. Diminuição da sensibilidade ao preço;
2. Reforço da credibilidade;
3. Um cliente satisfeito +e o nosso melhor comercial;
4. Um cliente insatisfeito fala ainda mais e pior;
5. É mais caro conquistar novos clientes, que fidelizá-los;
6. Maior possibilidade de venda;
7. Direccionamento de campanhas online
8. A satisfação do cliente está vinculda ao empregado, que se pode traduzir em benefícios (compromisso, relacionamento,…)
Em suma fidelizar custa menos, mas necessitamos de mais empenho, esforço e formação de forma a conseguirmos mais e melhor Fidelização e mais e melhor Qualidade.
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