Um dos problemas sobre os programas incentivo no local de trabalho é o não saber fazê-lo. Ou são repetitivos ou tornam-se aborrecidos. Independentemente do trabalho que foi realizado, o trabalhador recebe o mesmo? Com mais ou menos esforço a recompensa é igual?
Cada conquista tem de ter a sua merecida recompensa, mesmo que às vezes pensemos não ser o suficiente, pode ser!
Vamos por etapas. Porque não pensar nisto como um jogo em que certo nível tem certa recompensa? E quanto maior e/ou mais difícil o nível, melhor a recompensa. Basta planificar metas e os incentivos adaptados às necessidades e objetivos de cada etapa. Não se esqueça de eliminar da lista a monotonia e inserir alguma diversão!
Vamos às dicas?
Definir as metas e as recompensas adequadas. Pode ir de um simples cartão presente a umas férias num destino de sonho. Mas não se esqueça do reconhecimento. Os trabalhadores gostam de ser reconhecidos, gostam que o seu trabalho e esforço seja reconhecido.
A) Recompensa X para o departamento X.
Cada recompensa deve ser adequada a cada departamento e aos funcionários do mesmo. Imaginemos, a equipa de atendimento ao cliente pode gostar de um fim de semana prolongado, mas a equipa de informática pode preferir uma formação remunerada na área. Certifique-se junto da sua equipa se as recompensas são adequadas.
B) Concorrência saudável é muito importante.
Em vez de optarmos sempre pelas recompensas individuais, podemos apostar nas em equipa! Irá resultar trabalho conjunto e maior produtividade.
C) Novidades e surpresas.
E se de repente, houver uma surpresa? Uma recompensa mistério? A linha da motivação vai subir alguns patamares. As mudanças mantém as pessoas atentas e motivadas.
Incentive a participação dos seus trabalhadores. Estude as suas possibilidades e oiça a opinião de quem trabalha consigo. Pode ser o mini investimento que tanto precisa para colher lucros do trabalho de todos.
Carolina Fernandes
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