Como pode um Recepcionista trabalhar há 30 anos num hotel, sem nunca ter lá dormido? Ou sem nunca ter dormido num hotel sequer? E quantas vezes o hotel, sem departamento comercial ou de marketing, recorre ao recepcionista para vender e promover o hotel. Que argumento tem?
Qualquer novo emprego acarreta ambientação ao novo local de trabalho, aprendizagem das tarefas que lhe são atribuídas e, se tudo correr bem, formação. E passados 2 anos, há nova formação? E 5 anos? E 10?! O turismo evolui muito rapidamente senão os hotéis ainda andavam atrás dos seus hóspedes com um cabo ethernet na mão dizendo "sim, sim, nós oferecemos internet! Venham, podem vir!"
De quanto em quanto tempo se deve higienizar os colchões de um quarto de hotel?
Quantos check-ins precisa um recepcionista ter feito para ter nova aprendizagem? Sim, nova- um cliente novo nem sempre é igual a uma nova aprendizagem, pois o processo pode ser sempre o mesmo. Mas sem me alongar muito no tema, o que pretendo mesmo é desafiar o hoteleiro a investir, de outra forma (contra mim falo, que vendemos formação e até consultoria de mystery guest!), nos seus colaboradores e na sua motivação, fazendo-os sentir-se importantes, ouvidos e a trabalhar para o alojamento, n'outras frentes.
A consultoria baseada na borla do alojamento não é séria, crítica. Trabalhamos na área da boa-vida sim, mas nem por isso deve ser levada menos a sério. Compreender o conforto passa por conhecer o desconforto, valorizando o primeiro sem hesitação na hora de escolher o budget mínimo de um alojamento- normalmente indicador do seu grau de bem-estar. Com todos estes pensamentos e considerações em cima da mesa o melhor investimento possível e primário de um hoteleiro deverá ser no alojamento do seu staffno hotel onde trabalham. Não basta o "passar pelas brasas" num turno tardio, mas sim de forma séria. Ser servido com um hóspede, passar pelo processo de reserva como um cliente, ainda que o seu perfil económico, pessoal, etário não encaixe na totalidade do perfil-alvo do hotel.
Entre as vantagens dessa experiência destacam-se:
- conhecer de perto para melhor vender, promover
- acreditar no seu próprio argumento no atendimento e relação com hóspede / fornecedor / canal de distribuição
- poder realizar recomendações com conhecimento de causa
- empatia verdadeira e compreensão dos hóspedes aquando de possíveis problemas e contratempos. Conseguirá identificar situações reais e identificar a subjectividade das situações
- motivação de ter tido a oportunidade de pernoitar
- valorização da sua opinião
- conhecimento, de causa, do "seu" hotel para ter base de comparação com hotéis e demais alojamentos que recorra a título particular
- percepção lúcida de um alojamento-tipo para melhor compreensão de hotéis concorrentes
Faça uma lista do que pretende que seja avaliado ou aceda à nossa check-list orientativadisponibilizada gratuitamente aos membros do site th2. Conte connosco via skype ou no nosso atelier para mais trocas de impressões e ideias para optimizar a performance da sua equipa e/ou avaliar as infra-estruturas e serviços do alojamento com auditorias de Hóspede Mistério.
Bom trabalho e boas pernoitas ;)
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