Que tema! Falamos muito específica e concretamente de um hóspede-tipo. Não de um qualquer mimo de boas-vindas... E que requisitos tem esse perfil?
As últimas semanas de Julho foram autenticas country-trottering entre Lisboa e Porto de forma incansável para atender a uma super turma de mais de 30 participantes da Formação promovida pela AEDL de Alojamento Local. E quem nos segue no instagram bem se deve divertir que de quando em vez partilhamos o que por lá se passa. São proprietários e sonhadores, como nós, apaixonados pela Hospitalidade de Charme. E juntos desenvolvemos algumas ideias criativas para esse público-alvo, mas antes analisemos 5 principais exigências desse segmento, pois o dia de casamento é extenuante entre atender os convidados, fazer poses para fotografia e claro, os últimos a sair da festa são sempre os noivos mesmo, por isso a primeira noite de casados na maioria das vezes nada tem a ver com a fantasia criada do "casados de fresco". E quantas vezes a lua de mel só tem lugar passados uns dias? Que canseira!:
1) Possibilidade de (very) Late Check-In: quão late aqui nos referimos? Bom, depende da hora que a boda teve lugar, mas normalmente quanto melhor for a festa, mais tarde chegarão os noivos! E não se pretende um check-in onde temos que sussurrar para não acordar os restantes hóspedes, nem com os serviços mínimos e com luzes reduzidas. Não precisamos ter uma recepção surpresa (será que não mesmo?!) mas garantir que o check-in se desenrola com naturalidade, sem a sensação que o hóspede está a incomodar o proprietário, nem que os anfitriões do alojamento estão a empatar e contribuir para maior cansaço. Quer-se o que se quer em toda a chegada a um hotel: boas-vindas, cortesia, disponibilidade, apoio com bagagem, acompanhamento ao quarto e simpatia.
2) Possibilidade de Late Check-Out: em alguns casos, a noite de núpcias é também uma mini lua de mel. Outras vezes, é só uma pernoita de transição para férias e viagens. Seja como for, atendendo à chegada tardia, o acordar não será seguramente cedo. Possibilitar um late check-out e um pequeno-almoço também tardio são os serviços mais apreciados.
3) Memorable Experiences: da música e selecção de filmes especial, à possibilidade de um tour ou passeio a cavalo no dia seguinte, pretende-se mais que uma primeira pernoita, uma estadia verdadeiramente marcante para contar e relembrar. A primeira noite de casados deve ser mais que um descanço pós canseira da festa.
4) Serviço de refeições ou refeições prontas: sim é verdade que os noivos vieram de uma festa de casamento, mas garantidamente que não tiveram tanta oportunidade como os convidados para comer. E com o avançar das horas, seguramente que chegam ao alojamento com fome. Garanta algo sólido e composto para os clientes saciarem a sua fome e encontrarem conforto antes do repouso.
5) Mensagens especiais: depois de todo o reboliço um momento para ler felicitações e aí os hoteleiros têm a sua oportunidade para comunicar com os seus hóspedes muito além das felicitações genéricas. Conheça os noivos, escreva uma mensagem com significado.
Posto isto, que ideias sairam do brainstorming com os proprietários na formação sobre Alojamento Local? As mais criativas! Umas pouco práticas, outras extravagantes do ponto de vista do budget e implementação, mas todas válidas:
Bebidas & Comidas
- champanhe, porto de boas vindas
- pastel de nata / mini bolo fresco / termo chá
- sushi / tábua de queijos e enchidos /ostras no mini-bar
- canja / tábua de frutas tropicais laminadas
Experiências
- música no quarto, com playlist personalizada
- lembrança aos noivos: caixa de madeira com os nomes / fotografias captuaradas pelo staff à chegada e no dia seguinte com máquinas fotográficas instantâneas
- peqeuno-almoço tardio no quarto
- lava-pés de boas vindas com massagem de 15 minutos ao casal, aos pés
- flores frescas/ bouquet de flores
- massagem a dois / yoga a dois / meditação a dois
- workshop caligrafia / escrita de cartas de amor- votos
- workshop pintura
- plantar uma árvore
- passeio de bicicleta de dois lugares / passeio de barco
Toiletries
- pétalas de rosa / sais de banho / banho de espuma / óleo de massagem
- menu de adereços para uma estadia picante / kleneex / contraceptivos
- toalhitas desmaquilhantes para noiva
- kit "ressaca" natural: chá para ressaca / gurosan
- roupão e chinelos / toalhas aquecidas
- túnicas homem/mulher brancas para vestir (algodão ou linho)
- kit hálito fresco (spray mau hálito / folhas menta para mascar / escova e pasta de dentes/ líquido higiene bocal)
- tapa olhos / tampões dos ouvidos
O que quer que se implemente o importante é que seja genuíno e de boa-fé. Compreender a indisposição dos hóspedes camuflada às vezes de antipatia, respeitar os timmings de cada um e ritmo e conseguir ajustar os serviços e orquestrar o housekeeping, as refeições e o front-office para que resulte numa experiência recomendável.
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