Conhecido como a refeição mais importante do dia, o pequeno-almoço no mundo hoteleiro tornou-se num dos amenities mais importantes. É o primeiro contacto do dia que o hóspede tem com o hotel, desse modo, é importante proporcionar uma autêntica experiência, oferecendo um momento delicioso há mistura dos vários aromas. Desde o momento da reserva até a chegada ao hotel, o hóspede anseia pelo que irá comer ao pequeno-almoço, sendo por isso importante dominar a arte de preparar esta soberba refeição.
Há vários tipos de pequeno-almoço nos hotéis, desde os mais simples até aos mais elaborados.
1-Continental
Com origem na indústria hoteleira do Reino Unido, este pequeno-almoço é uma opção mais simples e leve que consiste em croissants e pãezinhos servidos com uma variedade de acompanhamentos como manteiga, geleias, marmeladas e muito mais. Para além de doces também podem servir opções como queijos, fiambre para além de frutas, iogurtes e cereais. Dentro das bebidas não pode faltar a chávena de café acabada de fazer, mas também os sumos ou até mesmo um copo de leite.
2-Inglês
Um pequeno-almoço inglês é uma refeição completa que inclui bacon, salsichas, morcela, tomate frito, cogumelos, ovos (mexidos ou fritos) e torradas ou pão frito. O chá é o acompanhamento habitual. Esta refeição rica em proteínas é perfeita para um hóspede que planeia um longo dia e permite ter um almoço mais leve! Uma dica, oferecer proporções menores para pessoas que não comem muito ao começar o dia.
3-Americano
Este pequeno-almoço é a junção de elementos dos pequeno-almoço Continental e Inglês. Normalmente inclui bacon, ovos (fritos), batatas fritas, panquecas ou waffles com manteiga ou um molho, torradas com manteiga ou geleias e café. Pode ser servido em estilo buffet, mas geralmente é preparado na hora. Podendo também ser uma opção mais leve, esta refeição é saudável e bem composta.
3 Formas de Servir o Pequeno-Almoço
Os tipos de pequeno-almoço referidos acima podem ser apresentados de diversas formas:
Buffet: Esta apresentação consiste numa longa mesa ou balcão onde os hóspedes podem servir-se sozinhos e escolher os seus alimentos preferidos e comer o quanto quiserem. É muito importante manter os altos padrões de organização, limpeza e higiene, prevenindo o risco de contaminação dos alimentos. Uma boa apresentação é indispensável para uma experiência de qualidade.
A La Carte: Com uma atmosfera mais calma e sofisticada, servir a La Carte permite aos hóspedes pedir pratos ou elementos individuais podendo ter uma experiência mais personalizada e é uma opção perfeita para hotéis menores. Este modo de servir não possui tantas opções como o Buffet permitindo garantir e controlar de forma mais eficiente a qualidade dos alimentos e evitar o desperdício dos mesmos. O pequeno-almoço A la Carte permite oferecer uma experiência de charme aos nossos hóspedes.
Room Service: Adicionado um toque de luxo e charme ao nosso hotel, a opção de usufruir de um soberbo pequeno-almoço no conforto e tranquilidade do quarto permite ao hóspede evitar a confusão do Buffet ou comer numa sala cheia. Há diversas formas de servir o pequeno-almoço no quarto, desde recipientes descartáveis a pratos laváveis. O hóspede também pode personalizar o seu pequeno-almoço, através de cartões onde escolhem os alimentos preferidos, caixas de pequeno-almoço e até mesmo cestos de piquenique para adicionar um toque de charme ao serviço.